Início Índice Geral Novidades Índice de Imagens Copyright

Geographos


 

Geographos foi classificado como asteróide intersectante da Terra, porque a sua órbita pode evoluir até intersectar a órbita da Terra. Os cientistas descobriram menos de 300 asteróides intersectantes da Terra; no entanto, crê-se que podem existir centenas de milhares de objectos. Os asteróides provavelmente incluem diversas centenas de objectos maiores do que Geographos, milhares com mais de meia milha de diâmetro, e algumas centenas de milhares que são maiores do que um campo de futebol.

Geographos é um corpo irregular com dimensões de cerca de 5.1 por 1.8 quilómetros (3.2 por 1.2 milhas). Tem a maior proporção comprimento-largura de qualquer objecto do sistema solar já descoberto e medido. Os cientistas não sabem se o asteróide é um corpo coerente simples ou se consiste de várias peças distintas. Geographos foi descoberto no Observatório Palomar perto de San Diego, California, in 1951. O nome do asteróide, que significa geógrafo, foi escolhido para honrar a Sociedade Nacional Geográfica pela sua ajuda na Pesquisa dos Céus do Monte Palomar.

A imagem acima mostra o perfil do asteróide Geographos visto acima do polo norte. Os pesquisadores obtiveram as imagens de radar do asteróide em 30 de Agosto de 1994, quando o asteróide estava a 7.2 milhões de quilómetros (4.5 milhões de milhas) da Terra. Utilizaram um radar planetário para obter a imagem do asteróide da Rede do Espaço Profundo em Goldstone, California. As pequenas marcas no pefil têm cerca de 1 quilómetro de separação. O ponto branco do centro localiza o polo do asteróide. A escala cinzenta é arbitrária e as variações do brilho dentro da silhueta não têm significado. Os cientistas conduziram as observações por radar poucos dias depois de Geographos ter passado a 5 milhões de quilómetros (3.1 milhões de milhas) da Terra, a maior aproximação nos últimos dois séculos. (Cortesia Dr. Steven J. Ostro, JPL/NASA).

 

HOME Asteróides Vesta Matilde HOST

 

Copyright © 1997 por Calvin J. Hamilton. Todos os direitos reservados.
Traduzido para português por Fernando Dias, e-mail: vss@netcabo.pt.